Trabalhos 2018

Escola EB1/JI de Vale do Côvo (Marco de Canaveses)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Um momento da construção
Foto dos detalhes dos materiais
Árvore - Pinheiro chaveiro

Memória Descritiva:

“O Pinheiro Chaveiro”
Nesta época em que todos apelamos a sentimentos como: solidariedade, carinho e atenção, importa referir que muitos são os valores que devemos relembrar. Os presentes são, certamente, o mais ambicionado pelas crianças e tantas coisas são deitadas no lixo que podiam e deviam ser recicladas/reutilizadas.
Numa sociedade cada vez mais consumista o concurso “Natal Guloso” serviu para incutir e despertar nos alunos valores e atitudes sempre falados mas por vezes esquecidos.
Assim, as regras do concurso foram lidas aos alunos do 4º ano da Escola EB1 de Vale do Covo e num exercício de “brainstorming” muitas foram as ideias que surgiram.
Estas ideias serviram de base para o início da nossa árvore. Assim, o nosso trabalho nasce da necessidade de criar uma árvore de Natal, predominantemente vermelha, que tivesse um caracter utilitário e pudesse servir de, quem sabe, presente de Natal.
Assim nasceu “Chaveiro Pinheiro útil para o ano inteiro”. Sendo a nossa escola amiga do ambiente demos, seguindo as orientações do concurso, prioridade ao material reciclável, reutilização de materiais e utilização de materiais naturais.
Desta forma, os materiais utilizados foram: cabide de arame, pacotes de cartão (polpa de tomate guloso e leite escolar branco), sisal, cortiça, cascas de pinheiro, ráfia, bolotas, ramos de carvalho, agulha e cola.
Os pacotes foram cosidos com uma agulha e sisal. O mesmo cordel percorreu todos os pacotes unindo e dando-lhes a forma de um pinheiro de Natal. No fim, o sisal saiu do topo da árvore formando uma linda e longa estrela com uma cauda que serve de guia e de orientação no caminho que queremos percorrer.
O Chaveiro foi feito com raminhos de carvalho, assim como o puxador da porta dos desejos de Natal com uma bolota. Estes materiais foram apanhados no recreio da escola pelos alunos. Como o tema do Ano no Projeto Eco-escolas é a floresta tentamos utilizar diferentes materiais provenientes das diversas árvores promovendo assim o conhecimento da floresta autóctone.
As palavras natalícias que cada aluno escreveu num pequeno pedaço de cortiça, funciona como uma espécie de calendário do advento, onde podemos e devemos ler uma palavra por dia, refletir sobre ela e praticar boas ações.
No topo da árvore, agarrado à estrela está o gancho de um cabide para que o nosso “Pinheiro Chaveiro” possa ser comodamente pendurado na divisão da casa que faça mais falta e ainda que seja facilmente transportado.
No final, a opinião foi unânime, o que no início foi apenas uma ideia para um concurso resultou numa bonita, original e utilitária prenda de Natal que todos os alunos ofereceriam a um familiar.
Apelando à necessidade de reaproveitar, evitando os consumismos excessivos inerentes a esta quadra. Este trabalho foi muito importante pois se por um lado os alunos foram envolvidos numa atividade criativa por outro o apelo à reciclagem e a importância que esta tem na diminuição da exploração dos recursos naturais.
Pinheiro Chaveiro temos a certeza que será um presente certeiro.
Turma VC4