Trabalhos 2018

EB / JI A Lã e a Neve (Covilhã)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Decoração das embalagens recortadas com formas dos diversos símbolos de Natal, com pedaços de papel de folhetos.
Aplicação das embalagens decoradas na estrutura de arame.
Resultado final da da Árvore de Natal Guloso.
Anjos e estrela

Memória Descritiva:

MEMÓRIA DESCRITIVA
CONCEITO DE NATAL GULOSO
Foi feita a escolha de uma árvore em forma de coração, pois a época natalícia remete-nos para os afetos e para a preocupação com o que e quem nos envolve.
MATERIAIS UTILIZADOS
Tronco de madeira
Base de metal
Arame já oxidado
Paus queimados pelo fogo
Tinta acrílica vermelha
Retalhos de tecido
Colas
Cartão de embalagem
Embalagens Tetra Pak
Fios e lãs
Papel de embrulho
Folhetos publicitários
MATERIAIS DE SUPORTE
Máquina de cola quente, tesoura, lápis, fita métrica, alicate, pinceis
METODOLOGIA
Desenhou-se um coração em cartão para servir de molde e melhor visualização do tamanho.
Cortaram-se dois corações iguais, em arame muito oxidado e algumas partes para se unirem os corações e lhe dar volume. Esta armação foi pintada de cor vermelha. Para proteção das partes pontiagudas dos arames e contorno do coração foi feito o entrelaçamento de retalhos de tecido vermelho. Esta operação foi reforçada por questão de estética e de segurança.
Limparam-se paus queimados pelo incêndio no dia 9 de agosto, com vista à reutilização dos mesmos, de forma a dar-lhes vida e a sensibilizar para a importância da floresta. Estes foram cortados com diversos tamanhos de forma a serem introduzidos aleatoriamente no coração para suspenderem as embalagens Tetra Pak. As pontas dos paus queimados foram pintadas de cor vermelha para maior harmonia.
A base tem um círculo metálico no qual se aplicaram os símbolos Tetra Pak, FSC e Guloso. Tem também três embalagens da marca Guloso embrulhadas em forma de prenda.
O tronco tem três embalagens completas envoltas por retalhos de feltro verde de forma a dar-lhe rugosidade.
As embalagens recolhidas pelos alunos e vizinhos, têm diferentes formas e tamanhos e apresentam-nos vários símbolos de natal; estrelas, corações, sinos, bolas, pinheiros, anjos, botas, …
INTERVENIENTES
Crianças do Jardim de Infância (dos 3 aos 6 anos), alunos da escola do 1º ciclo, professoras, educadora, assistentes operacionais, famílias e vizinhos.
CONCLUSÃO
Este trabalho apresentou-se como uma surpresa maravilhosa que nos levou a criar continuamente durante todo o processo. É um trabalho aberto.
O produto “final” é um coração muito Guloso que nos adoçou imenso e que tem como missão tornar o natal de todos os que se envolveram e que contactaram com ele, num natal mais amigo do ambiente.