Trabalhos 2018

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros (Funchal)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Vista frontal da Árvore de Natal.
Vista lateral da Árvore de Natal.
Alunos da turma 4 do 6º ano e a Árvore de Natal.
Árvore de Natal (pormenor).
Calendário do advento e estrela (pormenor).
Tronco da Árvore de Natal (pormenor).
Alunos a trabalhar (aspeto geral).
Aplicação de fio de lã nas estrelas.
Reprodução do molde e corte das embalagens.
Colagem das embalagens do calendário do advento na Árvore de Natal.

Memória Descritiva:

Em reunião de Grupo Disciplinar 240 realizada no dia 30 de outubro de 2017, foi apresentado o Desafio Tetrapak - Árvore de Natal, promovido pela Guloso e pela Tetra Pak, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, por sugestão da docente Ana Teresa Escórcio que leciona em coadjuvação pedagógica a disciplina de Educação Tecnológica da turma 4 do 6º ano, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros.
No dia 8 de novembro, as docentes Ana Teresa Escórcio e Rosa Rodrigues procederam à apresentação do passatempo NATAL GULOSO 2018, junto dos 12 alunos da turma, com base no regulamento, com o intuito de desenvolver um projeto no âmbito do conteúdo: “Matérias primas e materiais”, explorando materiais de desperdício, nomeadamente, o papel e cartão e as suas potencialidades, onde o lixo terá um final feliz.
Assim, passou-se à explicação dos materiais obrigatórios a utilizar, bem como, do significado das marcas “Tetra Pak”, “Guloso” e “FSC”. Apresentaram-se as fases do desenvolvimento do projeto, com base no "Método de Resolução de Problemas".
Neste sentido, realizou-se um Brainstorming sobre a palavra Natal e após algumas trocas de opiniões ficou decidido que a composição plástica da árvore de Natal a realizar teria um calendário do advento, com 25 embalagens Tetra Pak.
Numa primeira fase, os alunos individualmente realizaram estudos para a forma da árvore de Natal; selecionaram o estudo para a árvore de Natal da turma; realizaram estudos para os elementos decorativos a aplicar nas 25 embalagens Tetra Pak e realizaram desenhos/pinturas para as 25 embalagens.
Numa segunda fase procedeu-se à divisão da turma em grupos de trabalho e à distribuição de tarefas pelos grupos, designadamente, reprodução da forma da árvore de Natal sobre cartão, utilizando a ampliação com recurso ao retroprojetor; lavagem e secagem das embalagens Tetra Pak; marcação e recorte de estrelas utilizando embalagens Tetra Pak; aplicação de fio de lã (cor branca e vermelha) nas estrelas; marcação e recorte de moldes em embalagens Tetra Pak, a aplicar no revestimento da árvore de Natal; colagem do revestimento no cartão base da árvore de Natal; corte e colagem dos desenhos/pinturas a aplicar nas 25 embalagens Tetra Pak; realização de estrela para o topo da árvore de Natal utilizando embalagens Tetra Pak e Guloso; montagem da árvore de Natal na cantina da escola.
A árvore de Natal foi idealizada e realizada pelos alunos, com a orientação das docentes, tendo em consideração a criatividade e originalidade, a funcionalidade (estética e utilitária), a demonstração da capacidade de reutilização de recursos, as mensagens implícitas e explicitas, sem esquecer os requisitos estabelecidos no regulamento.
Assim, mais uma vez os nossos alunos deram provas que alimentam o seu lado artístico, levando a cabo mais um desafio proposto pelas professoras de Educação Tecnológica, onde a originalidade e criatividade sem dúvida brilhou, verificando-se o desejo de haver por parte da Comunidade Escolar o reconhecimento da qualidade do projeto desenvolvido.