Trabalhos 2018

Escola Básica António Alves Amorim (Santa Maria da Feira)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Recolha das embalagens
Pintura das embalagens e preparação da estrutura de suporte da árvore e a sua fixação numa parece.
Projeto concluído e elementos da turma executante.
Árvore - pormenor.

Memória Descritiva:

Em resposta à atividade promovida pela Guloso e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, o Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, de Lourosa, participou com o intuito de chamar a atenção para a importância da reutilização e reciclagem das embalagens e ainda para a certificação FSC.
INTERVENIENTES
O Agrupamento pertence à rede Eco-Escolas .
O passatempo foi direcionado para o escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive), tendo sido desenvolvido por alunos de uma turma do 8º Ano, de Percurso Curricular Alternativo, acompanhados pelas docentes de Ciências Naturais e Oficina de Manutenção de Espaços - Artes. Foi construída apenas uma árvore.
PROCESSO CONSTRUTIVO
O processo de construção da árvore seguiu os seguintes passos:
1.º - Recolha das embalagens, com a colaboração de toda a comunidade escolar.
2.º - Lavagem de todas as embalagens, pelos alunos do projecto.
3.º - Seleção das embalagens com os logótipos TETRA PAK e FSC.
4.º - Recorte de cada logótipo das embalagens para contornar as palavras “NATAL GULOSO” que fazem parte do projeto final.
5.º - Abertura de algumas embalagens e recorte de elementos estrelados e círculos, para posterior “decoração” da Árvore de Natal.
6.º - Pintura com tinta acrílica spray de cor branca, dos elementos decorativos referidos anteriormente.
7.º - Início da construção do corpo da árvore com as embalagens TETRA PAK, unindo-as, por colagem, com pistola de cola quente. A árvore foi construída em diversas partes, tipo puzzle, para melhor manejamento da mesma.
8.º - Pintura de todas as embalagens TETRA PAK com tinta acrílica vermelha (onde constavam várias da Guloso). Apenas uma embalagem da marca Guloso não foi pintada, substituindo o local tradicional de uma estrela no topo da árvore.
9.º - Fixação de 4 paletes na parede (que posteriormente sustentaram a árvore) no local escolhido onde iria ficar exposta a ÁRVORE.
10.º - Fixação das várias peças de TETRA PAK com cola quente.
11.º - Decoração da árvore com as estrelas e círculos pintados anteriormente de branco, por colagem com cola quente.
12.º - Registo fotográfico do projeto final e do grupo de discentes que participou neste passatempo. (durante todo o processo, foram registados fotograficamente as várias etapas da construção da árvore).
NOTA: A árvore continua intacta, mesma após a tempestade Ana!!
CONCLUSÃO
Todo o processo foi muito gratificante. Contou com a participação especial dos alunos do 8.ºF, bem como a restante comunidade escolar, nomeadamente alunos de outras turmas, docentes, assistentes operacionais e encarregados de educação. A todos agradecemos pelo resultado final. A importância da separação selectiva, reutilização e reciclagem das embalagens ficou reforçada na generalidade da comunidade escolar.
As Coordenadoras Eco-Escolas: Carla Alexandra Teixeira e Paula Lopes Quental