Trabalhos 2018

Escola EB 2,3 de Perafita (Matosinhos)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Memória Descritiva:

“Este Natal ser Guloso, dá prémios”
Desafio Tetra Pak/ Guloso 2018
MEMÓRIA DESCRITIVA
"Uma árvore debaixo de fogo"
Projeto:
O projeto "Uma árvore debaixo de fogo" da Escola Básica de Perafita, foi desenvolvido pelos alunos da turma do 6ºE-PCA, nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Literacia e Cidadania, Matemática e Ciências Naturais, com o apoio dos respetivos professores e Diretora de Turma e, ainda, do animador socioeducativo.
Com este projeto procurou-se fazer uma sensibilização ambiental, com particular enfoque para a necessidade de separação dos resíduos e proteção da floresta. Esta mensagem ganhou especial importância depois da tragédia dos incêndios ocorridos neste ano.
Este foi o mote.
As árvores ardem, em chamas de vermelho vivo e ficam negras. No solo restam as cinzas e, depois das primeiras chuvas, há um verde que espreita uma nova vida num sinal de esperança!
Materiais:
Embalagens Tetra Pak, embalagens Guloso, tubos e pedaços de cartão, placas e ripas de madeira, camarões, fio de sediela, arame, cola quente e de madeira, tinta de spray, lápis, régua, compasso, tesoura, x-ato, guilhotina, agrafador, aparafusadora e serrote.
Metodologia:
Deu-se início ao processo de trabalho com a criação da ideia. Em simultâneo procedeu-se à recolha de embalagens Tetra Pak e da marca Guloso, para o que foi solicitada a colaboração aos alunos, professores, funcionários e Associação de Pais.
De seguida os pacotes foram devidamente lavados e separadas algumas tampinhas.
Também se procedeu ao aproveitamento de tubos de cartão existentes na arrecadação, de tábuas (uma delas, um tampo de uma mesa partida) e ripas de madeira, existentes na carpintaria da escola.
Após a recolha dos materiais, passou-se à fase de produção, sendo que os alunos foram sendo responsabilizados, rotativamente, pela execução das diversas tarefas:
Árvore vermelha (as bolas vermelhas simbolizam as árvores da floresta em chamas e os fios dão a noção de chuva):
- Corte da placa para o teto, em formato quadrado, onde foram aparafusados os camarões, de modo a construir uma grelha quadrangular regular, para suporte dos fios com bolas e pinhas;
- Pintura da placa com tinta de spray branca (cor do teto);
- Construção de bolas de vários tamanhos, a partir de 4 tiras recortadas das embalagens Tetra Pak e unidas por um pequeno arame para fixação do fio de sediela;
- Construção de pinhas, a partir da sobreposição de círculos concêntricos recortados das embalagens Tetra Pak, de vários tamanhos, separados por pequenos pedaços de cartão, rematados pela tampinha da embalagem e unidos por um arame para fixação do fio de sediela;
- Pintura das bolas e pinhas com tinta de spray vermelha;
- Construção da bola/ estrela, a partir de 8 círculos do mesmo tamanho, dobrados a meio e colados pela metade, dois a dois, recortados das embalagens Guloso e aplicação de um arame para fixação do fio de sediela;
- Montagem das bolas e pinhas com a colocação dos fios de sediela de vários tamanhos, de acordo com o projeto.
Árvore negra (os tubos pretos simbolizam as árvores queimadas e o cenário de destruição que se vê, após a tragédia dos incêndios):
- Corte da placa para o chão num formato quadrado e coladas as ripas de madeira para suporte dos tubos de cartão;
- Colagem nos tubos de cartão, das tiras recortadas em espiral, das embalagens Tetra Pak e pintadas com tinta de spray preto.
Erva (as tiras esverdeadas simbolizam o renascer da natureza após as primeiras chuvas, assim como, a esperança numa nova consciência para a proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável das florestas, cumprindo os desígnios da Associação para uma Gestão Florestal Responsável, a organização FSC):
- Colocação de tufos na base, de tiras recortadas das embalagens Tetra Pak, essencialmente de tons verdes, onde também se vê o símbolo da marca FSC.
Escola Básica de Perafita, turma 6ºE-PCA