Trabalhos 2018

Escola Básica e Secundária de Nordeste (Nordeste)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Montagem da árvore de Natal
Árvore concluída, com os seus criadores
Pormenor da estrela que encima o pinheiro, com os logótipos Guloso e os simbols Tetra Pak e FSC
Arvore natal Guloso com presépio, exposta em lugar nobre da escola

Memória Descritiva:

Para participar no concurso “ESTE NATAL, SER GULOSO DÁ PRÉMIOS”, ação promovida pela Guloso e pela TETRA PAK, em parceria com o Programa Eco-Escolas, a EBS do Nordeste construi uma árvore de Natal vermelha, encimada por uma possante estrela, elaborada a partir de embalagens de polpa de tomate Guloso.
Primeiramente, os alunos procederam à pesquisa da marca Guloso, da sua relevância no país como a maior produtora de tomate português e num dos maiores a nível europeu. Pesquisaram, igualmente, a Tetra Pak e perceberam a marca “protege o que é bom”, concluindo que as embalagens cartonadas oferecem ao consumidor praticidade, abertura fácil e maior prazo de validade.
Após o trabalho de pesquisa, elaborado nas aulas de Cidadania, todo o trabalho de projeção e construção da árvore foi desenvolvido nas aulas de Educação Tecnológica de diversas turmas de 3º Ciclo.
Assim, e com o cuidado de utilizar ao máximo as embalagens Tetra Pak recolhidas com o apoio das assistentes operacionais do Bar e de uma campanha de recolha, foi construída uma estrutura em madeira, na qual foram fixadas embalagens de sumo Tetra Pak, que formaram a ramagem da árvore. Nestas embalagens destacaram-se os triângulos com a marca Tetra Pak, que ficaram a branco, de forma a chamar a atenção para o material em que foi elaborada a árvore e para fazer a alusão às luzes de Natal. No topo da árvore, uma robusta estrela apresenta, em lugar de destaque, os logótipos da Guloso.
A árvore está exposta no local nobre da Escola (hall de entrada), acompanhada de um cartaz descritivo de todo o processo de construção e dos alunos envolvidos, para que toda a comunidade educativa possa beneficiar da beleza da árvore e perceber a natureza dos materiais que originaram tão distinta árvore.