Trabalhos 2018

Escola Básica de Amareleja (Moura)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Limpeza das embalagens, colocação de camarões e arame na  estrutura de madeira
Colagem das embalagens
Decoração com tiras de feltro vermelho e execução da estrela com as três embalagens da Guloso
“Natal Amar@Guloso” (produto final)

Memória Descritiva:

“Natal Amar@Guloso”
As professoras responsáveis pelo Programa Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Amareleja lançaram o desafio à turma PIEF (Programa Integrado de Educação Formação), no sentido de estes participarem no passatempo “Natal da Guloso” e os alunos aceitaram-no com gosto.
A atividade é promovida pela Guloso e pela Tetra Park em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, com o objetivo de alertar para a importância da reciclagem de embalagens e para a certificação FSC.
Esta, teve início com a elaboração de um cartaz onde se solicitava à comunidade educativa que colaborasse, através da entrega de embalagens. Posteriormente, procedeu-se à limpeza das mesmas.
Na disciplina de Formação Vocacional, os alunos fixaram camarões (abertos e fechados) numa estrutura de madeira em forma de pirâmide quadrangular, que serviu de base, depois passaram arame pelos mesmos. Após terem terminado este trabalho, começaram a colar as embalagens de sumo e leite umas às outras com cola quente, forrando toda a estrutura de madeira. Para que a árvore de Natal fosse predominante vermelha, cortaram-se várias tiras de feltro vermelho, colaram-se as mesmas na vertical, também, com a finalidade de a enfeitar.
Por último, realizou-se uma estrela com diversas embalagens, três das quais da marca Guloso, cujo eixo principal foi reforçado com arame no interior. Esta, colocou-se no topo da árvore com a saudação de Boas Festas e decorada com pequenas estrelas feitas de massa de modelar e pintadas com tinta spray dourado e prateado.
Desta forma, na construção da árvore de Natal foram utilizados diversos materiais como:
- Estrutura de madeira em forma de pirâmide quadrangular;
- Lápis de carvão;
- Arame;
- Camarões abertos e fechados;
- Embalagens/pacotes de sumo, leite, natas e polpa de tomate;
- Pistola de cola quente;
- Recarregas de cola quente;
- Feltro vermelho;
- Massa de modelar;
- Tinta de spray.
Assim, a árvore de Natal foi construída pelos:
- Alunos da turma PIEF;
- Professores de Formação Vocacional (Anabela Ramos e Sandra Baía);
- Técnica de Intervenção Local (Lúcia Martins).