Trabalhos 2018

Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

IMG_1688
IMG_1690
IMG_1718
IMG_1723

Memória Descritiva:

Estando a nossa escola inserida no Eco-Escolas, a participação neste projeto para além de um desafio foi também o consolidar de trabalho no aproveitamento de materiais e de sensibilização dos nossos alunos para o desenvolvimento sustentável do planeta. A nossa escola está inserida numa zona em que as questões ambientais ainda não são muito valorizadas. Esta tem vindo a educar os alunos, desde o pré-escolar até à saída do 1º ciclo para a importância da reciclagem. Os nossos alunos realizam, frequentemente, diversificadas tarefas com múltiplos materiais desde: embalagens de leite, de iogurte, de sumo entre outros.
Materiais:
Arame; Embalagens de alimentos líquidos da marca Tetra Pak com e
Cola quente;
Tinta vermelha;
Invólucros de plástico que protegem o pão, fornecido aos alunos, na cantina da escola.
Metodologias:
A estrutura da nossa árvore foi produzida em arame. As embalagens de cartão de alimentos líquidos utilizadas da marca Tetra Pak foram selecionadas por tamanho. Primeiramente foram colocadas as mais pequenas em formato quadrangular. Seguidamente foram utilizadas as de formato retangular e novamente as de formato quadrangular. É de salientar que todas elas estão identificadas com o selo “PROTEGE O QUE É BOM” e exibem a marca do FSC®. A coordenadora do Eco-Escolas colocava cola quente em cada embalagem e os alunos fixavam-na na estrutura atrás mencionada. Como as embalagens se apresentavam com diversas cores e a árvore deve ser predominantemente vermelha, foram pintadas por todos os alunos com a cor pretendida.
No cocuruto da árvore foram fixadas 3 embalagens da marca Guloso, as quais representam uma estrela.
Depois, alguns alunos tiveram a ideia de reutilizar os saquinhos de plástico que protegem o pão que comem ao almoço na cantina da escola, pintalgando-os de vermelho.
Intervenientes:
A nossa árvore teve a participação de alunos, professores e assistentes operacionais.