Trabalhos 2018

Escola EB1 de Arrifana (Vila Nova de Poiares)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

- Construção do tronco, empilhando vários pacotes. <br/>- Sobreposição de uma placa de cartão e empilhamento de vários pacotes para fazer a base da árvore.
- Decoração da árvore com estrelas.
-Disposição dos pacotes finais, de modo a que seja visível a marca Guloso, Tetra Pak e FSC.
- Exposição da árvore num dos corredores da escola.

Memória Descritiva:

Este Natal ser Guloso, dá prémios
Para dar início a este projeto, procedeu-se à sensibilização dos alunos para a realização da atividade, tendo-se verificado grande recetividade por parte dos mesmos.
De seguida, foi efetuada a recolha de embalagens de cartão para alimentos líquidos da marca Tetra Pak, tendo-se aproveitado os pacotes de leite consumidos na escola e algumas embalagens da marca Guloso trazidas pelos alunos.
Depois de recolhido o material necessário, pediu-se aos discentes para pensarem em possíveis formas de o utilizar para construir a árvore. Após a análise das ideias recolhidas, percebeu-se que algumas delas, apesar de interessantes, não eram de fácil execução. Então, optou-se por se fazer uma árvore com uma estrutura de cartão.
Para construir a árvore foram selecionados cinco alunos de cada turma do 1º ciclo e cinco do pré-escolar. A construção da árvore passou pelas seguintes fases:
- preparação de várias placas de cartão para construir a estrutura da árvore;
- construção do tronco, empilhando vários pacotes;
- sobreposição de uma placa de cartão e empilhamento de vários pacotes para fazer a base da árvore;
- repetição do processo, até chegar ao topo da árvore;
- confeção de várias estrelas para decorar a árvore.
Durante este processo foram utilizados os seguintes materiais: embalagens de cartão para alimentos líquidos da marca Tetra Pak, cartão, cola e tesoura.
Depois de construída, a árvore foi exposta num dos corredores da escola para poder ser apreciada por toda a comunidade educativa.
Os alunos manifestaram interesse neste projeto, desde o início até à sua conclusão e mostraram-se satisfeitos com o produto final.