Trabalhos 2018

Escola Básica e Secundária de Arga e Lima (Viana do Castelo)

1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Fotografias:

Processo de construção da árvore de Natal gulosa
Processo de construção da árvore de  Natal gulosa
árvore e materiais usados
Árvore - produto final

Memória Descritiva:

Após tomarmos conhecimento dos vários desafios, propostos para este ano letivo, pela Eco-Escolas, e tendo consciência que a questão da Reciclagem , deveria ser mais assimilada/ e posta em prática por 8 turmas do JI/1º ciclo comunidade escolar , entendeu que este era o desafio mais ajustado. Assim, planificou-se o mesmo com as seguintes fases:
1ª- Sensibilizar os alunos para a temática “Reciclagem” ( processo já iniciado no ano anterior com a visita à RESULIMA- Viana do castelo);
2ª- Sensibilizar os alunos para as designações/simbologias – Tetra Pak e FSC;
3ª- Esclarecimento dos alunos/Pais do porquê do “GULOSO” ;
4ª- Confeção da árvore.
Depois da tomada de consciência por parte dos alunos/crianças da importância desta temática –Reciclagem, sentiu-se a necessidade de melhor esclarecer não só as crianças/alunos mas também a comunidade em geral da questão deste desafio ter que ser com embalagens Tetra Pak e FSC, simbologia esta que era desconhecida pela grande maioria dos alunos e Pais. Aproveitando-se uma reunião com pais que aconteceu na escola, onde se aproveitou para, não só trabalhar esta temática, como também para esclarecer os pais , propôs-se-lhes o desafio. Este desafio foi aceite por todos os presentes que passaram palavra aos ausentes. A participação dos alunos e pais ultrapassou as expectativas, pois todos os dias chegavam à escola muitas embalagens com as caraterísticas solicitadas. Os alunos foram organizados por grupos/turmas e dentro destes apenas alguns elementos estariam efetivamente na construção da árvore. Como selecionar? Foram os próprios alunos que estabeleceram os critérios de seleção com a colaboração do Educador/professor titular. Resultou bastante bem, como se poderá verificar nas fotos enviadas. As crianças/alunos estiveram sempre acompanhados por um adulto. A tarefa não foi difícil, uma vez que as crianças souberam respeitar as regras. É importante referir nesta memória, que quando chegou o momento de se construir a estrela, pois para eles este elemento tem que aparecer, não foi fácil. Acontece que uma das crianças do 1º ano trouxe algumas embalagens com uma configuração fora do habitual e como estas correspondiam às regras estabelecidas pelo desafio (possuíam as simbologias Tetra Pak e FSC) tirou-se partido das mesmas e foi conseguido, ficou uma estrela “espetacular”, termo usado pelas crianças. Finalmente chegou o dia em que a Árvore ficou concluída e era maravilhoso ouvir as crianças participantes na sua construção a dar conhecimento aos outros dizendo: ”venham ver como a árvore está bonita”.
Neste momento, a árvore encontra-se em local bem visível da Escola- Entrada principal, para que possa ser observada por todos : Pais, familiares , Crianças/alunos e restantes elementos que visitem a escola.