Trabalhos 2018

Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)

2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Fotografias:

Tecelagem das embalagens
Pormenores da árvore <br/>Mensagem  “Com um Natal Guloso e Vermelho,  <br/>   A Tetrapack nos vai brindar. <br/>   Com embalagens a engalanar, <br/>   A nossa árvore vai cintilar!”
Exposição da árvore no átrio do jardim de infância do castanheiro e turma. <br/>Exposição da árvore no auditório Adácio Pestana de Tarouca.
Lavagem das embalagens aluna de CEI <br/>Estrutura de arame; <br/>Costura das telas aluna de CEI <br/>Decoração das flores com o símbolo Tetra Pack Protege o que é bom; <br/>Pintura da fita
Árvore completa

Memória Descritiva:

Memória Descritiva
No âmbito do concurso Tetrapak / Guloso 2018, “Este Natal ser Guloso dá prémios”, foi proposto às alunas do 10º ano da turma A da educação especial da EB2,3 Dr. José Leite de Vasconcelos, que criassem, em conjunto com os alunos dos cinco anos do pré-escolar, uma árvore de Natal, tendo como objetivo chamar a atenção para a importância da reciclagem das embalagens e também para a certificação FSC®. De referir que estas alunas usufruem das medidas educativas Currículo Específico Individual (CEI) e se encontram a desenvolver o seu Plano Individual de Transição (PIT ), assistente operacional, no Jardim de infância do Castanheiro do Ouro, estabelecimento integrante do mesmo agrupamento de escolas.
Intervenientes: Professora Dina Laranjo, de apoio, Educadora Sandra, Coordenadora de estabelecimento, pais e comunidade educativa, assistentes operacionais, alunas da Educação especial do 10º ano da turma A e alunos de cinco anos do pré-escolar da sala da educadora Alexandra Araújo.
Material: estrutura reutilizada para a construção da árvore de Natal, arame, cola quente, embalagens de leite escolar, embalagens da Tetrapak, tinta spray vermelha, tinta de pintura vermelha, tinta de vitral vermelha, agrafos, tesouras, máquina de moldes sizzix, máquina de costura, máquina fotográfica, guilhotina e PC.
Metodologia
O jardim-de-infância e o agrupamento de escolas, em face da catástrofe resultante dos incêndios que abalou o nosso país, tem desenvolvido um trabalho cujo objectivo é a consciencialização para a importância da nossa floresta e da sua preservação. Em conformidade, propusemo-nos criar uma árvore de Natal ecológica, amiga do ambiente, pragmatizando a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis e promotores da preservação e sustentabilidade do ambiente. Esta proposta, discutida no grupo turma e alargado para o prolongamento de horário, despoletou o interesse generalizado da comunidade educativa.
Procedeu-se à divulgação do concurso através da afixação, no átrio do jardim-de-infância, de um cartaz exemplificativo das embalagens que deveriam ser recolhidas. A respectiva recolha foi bem sucedida!
E a azáfama começou: as alunas da Educação Especial e as funcionárias responsáveis pelos lanches lavavam e cortavam as embalagens à medida que estas iam chegando; os pacotes do leite escolar deixaram de ser colocados no ecoponto para passarem a ser reutilizados; as embalagens foram cortadas em tiras com a ajuda de uma guilhotina, sob a supervisão das educadoras e professora de apoio; procedeu-se à tecelagem das tiras que iriam cobrir a estrutura de arame; iniciou-se o trabalho de tecelagem com alguma das crianças mais velhas e as alunas de CEI; as telas concluídas foram cozidas à máquina, para se manterem direitas, e posteriormente colocadas na estrutura da árvore; os pacotes pequenos do leite escolar transformaram-se em fitas; seguiu-se o processo de pintura de todos os componentes da árvore: os pinheiros de enfeite foram feitos com os cantos das embalagens que têm forma de triângulo; as estrelas, as flores e os corações foram cortados com uma máquina de moldes sizzix que uma das mães levou para o jardim; as bolas foram feitas com as embalagens de tomate guloso. Naturalmente, todo o material tinha a marca FSC® e Tetra Pak.
Depois das telas colocadas e seguras com agrafos e cola quente, a árvore foi enfeitada e nela colocada a mensagem:
“Com um Natal Guloso e Vermelho,
A Tetrapack nos vai brindar.
Com embalagens a engalanar,
A nossa árvore vai cintilar!”
Depois deste árduo processo, a nossa árvore ficou pronta! Foi colocada no átrio do jardim do Castanheiro do Ouro, constituindo um ornamento especial e particular desta época natalícia, mais amiga do ambiente! Foi um trabalho colaborativo que privilegiou uma metodologia ativa, permitindo a articulação entre ciclos e o envolvimento dos pais e da comunidade educativa. Depois de exposta neste local, passou a embelezar o átrio do auditório Adácio Pestana de Tarouca, local onde se vão realizar muitos eventos Natalícios. A sua particularidade dará a conhecer à comunidade que a escola é um meio transmissor de atitudes asssertivas face ao ambiente!